A Importância da Segurança do Trabalho no Canteiro de Obras: Garantindo a Vida e a Integridade dos Trabalhadores
A segurança do trabalho é um tema de extrema importância no setor da construção civil, pois os trabalhadores enfrentam diariamente riscos durante suas funções no canteiro de obras. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a construção civil é responsável por uma significativa parcela dos acidentes de trabalho fatais em todo o mundo. Este artigo visa sensibilizar estudantes e profissionais da engenharia sobre a importância das práticas de segurança e os benefícios envolvidos com a aplicação da segurança no canteiro.
Cenário Atual da Construção Civil
O canteiro de obras é um ambiente multidisciplinar que apresenta inúmeros riscos nas diversas funções desenvolvidas. Por exemplo, os trabalhadores utilizam equipamentos, máquinas pesadas, trabalham em altura, realizam escavações e manuseiam diversos materiais, o que pode ocasionar vários perigos, aumentando assim a probabilidade de acidentes no canteiro. Entre os principais riscos estão choque elétrico, queda de altura, ferimentos e/ou lesões em membros, soterramento, entre outros.
Impacto dos Acidentes de Trabalho
Os acidentes de trabalho trazem inúmeras consequências para ambas as partes. Por um lado, para os trabalhadores, as consequências podem ser uma lesão ou até mesmo a morte. Por outro lado, para as empresas, os custos financeiros podem incluir despesas médicas, indenizações e perda de produtividade.
Normas e Regulamentações
A segurança no canteiro é regida por algumas normas, como a NR-6 (Equipamentos de Proteção Individual), NR-18 (Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção) e a NR-35 (Trabalho em Altura). As empresas precisam estar em conformidade com as normas regulamentadoras além de fazer a gestão da segurança periodicamente nos canteiros de obras garantindo um ambiente seguro aos trabalhadores e evitando penalidades legais.
Cultura de Segurança
Promover uma cultura de segurança no canteiro é essencial. Além de cumprir todos os requisitos normativos, a empresa precisa levar o assunto para os trabalhadores. Desse modo, utiliza-se o Diálogo Diário de Segurança (DDS), reuniões regulares, instrução sobre a importância e uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva e comunicação sobre os riscos da função. Por fim, pode-se utilizar outros meios de envolver e instruir os trabalhadores quanto à segurança no canteiro de obras.
Práticas Essenciais de Segurança no Canteiro de Obras
- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
O uso de EPIs é indispensável. Os trabalhadores devem ser instruídos de acordo com as suas responsabilidades previstas na NR 6, como: usar o EPI fornecido, utilizá-lo apenas para sua função, responsabilizar-se pela limpeza, guarda e conservação, comunicar a organização quando danificado, por exemplo. E dentre as responsabilidades da organização está em orientar e treinar os trabalhadores sobre o uso do EPI e fornecê-los de acordo com o risco da função.
- Treinamento e Capacitação
Treinamentos regulares fortalecem a segurança. Os trabalhadores devem reconhecer riscos e utilizar corretamente os equipamentos e ferramentas. É essencial que os trabalhadores façam os treinamentos específicos para tarefas de maior risco, como trabalho em altura ou manuseio de substâncias perigosas, além da capacitação no uso de máquinas como a grua.
- Inspeções e Auditorias
As inspeções e auditorias são mecanismos para garantir a conformidade com a legislação e normas de segurança. As Inspeções são realizadas, por exemplo, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a fim de verificar o cumprimento das NR’s e outras legislações aplicáveis. Além disso, verificam a documentação, condições do ambiente de trabalho, uso de EPI’s e outros aspectos de segurança. As Auditorias Internas são realizadas pela própria empresa para monitorar e melhorar continuamente as práticas de segurança. Dessa forma, elas ajudam a identificar áreas de não conformidade e oportunidades de melhoria. Consequentemente, isso permite resolver questões antes que problemas graves ocorram.
Benefícios da Segurança do Trabalho
- Para os Trabalhadores
Dentre os benefícios para os trabalhadores podemos citar, principalmente: preservação da vida, integridade física, aumento da produtividade, redução do estresse, qualidade do bem-estar no trabalho, aumento da satisfação e bem-estar psicológico.
- Para as Empresas
A implementação de práticas de segurança proporciona à empresa benefícios como: redução de custos com acidentes e afastamento de trabalhadores. Do mesmo modo garante o aumento da produtividade e eficiência dos trabalhos, conformidade legal e redução e até isenção de penalidades etc.
Importante:
Reforçar a importância das práticas seguras no canteiro de obras constantemente é de extrema importância. Os profissionais no canteiro devem conhecer os riscos de suas funções do mesmo modo que devem colaborar para promover a segurança, proporcionando um ambiente seguro para todos. Portanto, a segurança no canteiro de obras vai além da obrigação legal; trata-se de preservar vidas e garantir que todos possam executar suas atividades com saúde, bem-estar e integridade física.